O objetivo do exercício é modelizar uma central elétrica de 300MW utilizando Thermoptim e determinar os desempenhos.
Esse exercício pode ser dividido em três partes :
Ciclo de base (Hirn) :
Ciclo de base (Hirn) :
Aquecimento até cerca de 560°C
Quando os elementos do simulador são criados, Thermoptin inicializa todos os pontos com a pressão de 1bar e uma temperatura de 300K, que necessitam ser modificadas em função dos dados do problema que está sendo estudado.
As duas atividades subsequentes vão mostrar como parametrizar os pontos e os transformações, em seguida um outro exercício lembrará os valores que devem ser inseridos em Thermoptim.
Agora defina os diferentes pontos um por um, certificando-se de inserir os valores das temperaturas conhecidas (T1, T3), bem como as das pressões, porque o Termoptim não as determina automaticamente. Para isso, faça o seguinte :
O cálculo do balanço global do ciclo faz uso da noção de tipo de energia, explicada na seguinte atividade.
Este exercicio lhe permitiu estudar um ciclo a vapor simples e aprender a modelisa-lo no Thermoptim. Trata-se de uma simplificação (ciclo sem reaquecimento nem amostragem) de uma central elétrica de 300MW.
O interesse em utilizar este tipo de programa é que as propriedades dos corpos são calculados com uma grande precisão e sem dificuldade. Uma vez que o modelo é desenvolvido, você pode reparametriza-lo muito facilmente, o que permite proceder rapidamente a estudos de sensibilidade sobre a influência de diversos parâmetros.
No entanto, este procedimento possui um perigo : que você não tenha uma atitude critica face aos valores fornecidos pelo programa, o que pode conduzir a uma confiança excessiva nos resultados que ele fornece.
Em certas situações o modelo pode não ter sido bem construido e seus resultados não sejam exatos sendo necessario saber diagnosticar esse tipo de erro. Para isso, é desejavel que você seja capaz de controlar por você mesmo seus resultados, ao menos de maneira aproximada.
Em particular, recomenda-se de verificar bem os balanços. Para tanto, acostume-se a recalcular aproximadamente, fazendo as contas de cabeça ou em um pedaço de papel, todas as energias uteis assim como as energias gastas e a razão entre elas para obter o rendimento do ciclo.
O traçado do ciclo sobre o diagrama se revela também um otimo meio de controlar a pertinência do modelo, assim que se tem uma visão geral do ciclo, o que se sabe rapidamente. Um erro na entrada da pressão e da temperatura é rapidamente detectado.
Você encontrara abaixo um link para uma nota entitulada “Metodologia de construção e de verificação de modelos” cujo obetivo é fornecer aos usuarios de Thermoptim um certo numero de recomendações baseadas em experiências anteriores.